Pelo menos 30 trabalhadores estão desaparecidos após uma explosão em uma mina de carvão na Nova Zelândia nesta sexta-feira, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu às 16h30 no horário local (1h30 de Brasília) na jazida de Pike River, a 50 quilômetros ao norte de Greymouth, na Ilha Sul, e a aproximadamente 200 quilômetros da capital Wellington.
"As notícias não são boas. Os policiais dizem que há entre 25 e 30 mineiros desaparecidos após uma grande explosão na mina", disse o prefeito de Greymouth, Tony Kokshoorn. Greymouth é uma pequena cidade situada na costa ocidental da ilha ao sul da Nova Zelândia.
Equipes socorristas trabalhavam nas buscas. A mina Pike River Coal Co., que produz carvão de alta qualidade para a fabricação de aço, foi aberta há cerca de um ano e estava aumentando sua produção depois de superar uma série de problemas técnicos. Ela fica próxima a uma jazida já fechada, onde 18 trabalhadores morreram em uma explosão em 1968. Cerca de um terço da Pike River pertence à NZ Oil and Gas, e o restante a duas companhias indianas - Gujarat NRE e Saurashtra Fuels, com participações minoritárias.