Uma série de ataques suicidas e de carros-bomba atingiu cidades do Iraque nesta quinta-feira, matando ao menos 14 pessoas e ferindo outras dezenas, disseram fontes de segurança.

CARREGANDO :)

No reduto petrolífero de Basra, no sul do país, um carro conduzido por um homem-bomba explodiu perto de uma mesquita xiita, matando ao menos quatro pessoas e ferindo outras 34, de acordo com Ali Ghanim al-Maliki, chefe do comitê de segurança do Conselho Provincial de Basra.

Uma fonte hospitalar disse que a explosão em Basra, 420 quilômetros ao sul de Bagdá, matou três e feriu 50.

Publicidade

"A explosão aconteceu em uma garagem que fica perto desta mesquita e partes do carro que explodiu caíram na minha casa", disse Laith Hial, um morador de Basra.

A explosão ateou fogo em carros e lojas próximos, disse um policial no local do atentado.

Em Falluja, 50 quilômetros a oeste da capital iraquiana, um carro dirigido por um suicida explodiu num posto de controle policial, matando quatro policiais e ferindo outros cinco, afirmou uma fonte policial local.

Em outro ataque em Falluja, três soldados iraquianos ficaram feridos quando uma bomba plantada numa rua explodiu perto da patrulha, disse uma fonte policial.

Na cidade de Garma, 30 quilômetros a noroeste de Bagdá, três policiais morreram e cinco ficaram feridos em duas explosões --a primeira quando um homem-bomba detonou seus explosivos e a segunda quando um carro-bomba explodiu, informou a polícia.

Publicidade

No nordeste de Bagdá, um carro-bomba estacionado explodiu perto de uma patrulha do Exército iraquiano, matando uma pessoa e ferindo outras 14, incluindo 10 soldados, disse uma fonte do Ministério do Interior.

Outra pessoa morreu num ataque a bomba em Bagdá e um soldado foi morto por uma explosão em Mosul.