Nova Iorque - Ao menos 17 pessoas ficaram feridas e outras 11 estão desaparecidas após uma explosão em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, informou a Guarda Costeira dos EUA. O acidente ocorreu durante a madrugada de ontem no litoral do estado americano da Louisiana, a cerca de 75 quilômetros da cidade de Venice.
No momento da explosão, ao menos 126 pessoas estavam na plataforma.
A plataforma Deep Horizon pertencia à empresa Transocean e captava petróleo para a British Petroleum (BP). Cinco navios dos bombeiros locais tentavam ontem à noite controlar as chamas. "Nossa prioridade é o resgate dos 11 desaparecidos", disse Elizabeth Bordelon, oficial da Guarda Costeira dos Estados Unidos.
A área de buscas foi expandida, levando em consideração a hipótese de os tripulantes terem sobrevivido, mas terem sido levados por correntes marítimas para longe da plataforma nas horas seguintes à explosão.
A Guarda Costeira dos EUA utiliza helicópteros, aviões e navios para procurar pelos desaparecidos e enviou também embarcações ambientais para fazer um levantamento dos danos ecológicos e tentar controlar vazamentos de óleo.
Uma investigação teve início para averiguar as causas do acidente.
Uma área de segurança com um diâmetro de cinco milhas náuticas foi instalada para manter o tráfego de navios na região.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas