Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terror

Explosão perto de embaixada da Índia no Afeganistão mata 12

Uma bomba explodiu do lado de fora da embaixada da Índia em Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (8), matando 12 pessoas e ferindo outras 83, informaram autoridades. Foi o segundo grande ataque à missão indiana em 15 meses.

A explosão atingiu um prédio comercial na mesma rua do complexo da embaixada, deixando escombros ao longo da rua, onde também fica o Ministério do Interior do Afeganistão.

O Taleban reivindicou a autoria do ataque. A violência atingiu seus piores níveis nos oito anos de guerra no país, com os insurgentes do Taleban expandindo os ataques para locais anteriormente considerados seguros.

Desde o início do ano passado, militantes na capital atacaram os prédios da embaixada da Alemanha, da sede da força liderada pela Otan, do Ministério da Informação e do Ministério da Justiça. O aeroporto e um hotel de luxo próximo ao palácio presidencial também foram alvos.

A Índia confirmou que a embaixada foi alvo de um ataque na quinta-feira, mas informou que seus funcionários estão em segurança.

Em julho do ano passado a embaixada indiana foi cena do ataque mais violento da guerra na capital. Um suicida do Taleban matou 58 pessoas, incluindo dois diplomatas indianos, com um carro-bomba. Outras 141 pessoas ficaram feridas.

"Acredito que o ataque suicida foi direcionado contra a embaixada, porque o agressor foi ao muro do lado de fora da embaixada com um carro carregado de explosivos, obviamente com o objetivo de atingir a embaixada", disse o secretário indiano do Exterior, Nirupama Rao, a jornalistas na Índia.

Rao disse que a explosão foi parecida em tamanho com o ataque de 2008, mas ele afirmou que medidas tomadas desde então para proteger a embaixada e seus funcionários foram eficientes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.