Dubai - Um porta-voz da Qatar Airways informou ontem à rede de tevê CNN que um dos dois pacotes-bomba com destino aos EUA, interceptados na última sexta-feira, viajou em dois aviões de passageiros da companhia aérea. O pacote foi encontrado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quando era transportado para um avião da FedEx. Diariamente, voos de passageiros da Qatar Airways partem do Iêmen.
O outro pacote-bomba foi encontrado em um avião de carga da empresa United Parcel Service (UPS) no Reino Unido, no aeroporto de East Midlands, cerca de 260 km ao norte de Londres. Segundo a CNN, o pacote continha um cartucho de tinta para impressora modificado e foi enviado de Sanaa, capital do Iêmen, em voo com escala no Reino Unido. Os dois pacotes continham explosivos capazes de destruir um avião.
Ambos foram expedidos na capital iemenita para sinagogas na região de Chicago, nos EUA. De acordo com a agência France Presse, o saudita Ibrahim Hassan Al- Asiri é o principal suspeito de tentar enviar os pacotes-bomba. Al- Asiri é acusado de fabricar artefatos explosivos para a rede terrorista Al-Qaeda.
Ameaças
O conselheiro do presidente Barack Obama para antiterrorismo, John Brennan, afirmou ontem que não há indicação de que existam outras bombas em circulação, dois dias depois da descoberta de pacotes com explosivos enviados do Iêmen com destino aos Estados Unidos.
"Atualmente não temos nenhuma indicação que existam outros em circulação", declarou Brennan no programa "Meet the Press" do canal NBC.
No Iêmen, autoridades indicaram que as buscas por suspeitos e medidas de segurança no aeroporto internacional de Sanaa continuam de forma intensiva.
O presidente do Iêmen, Ali Abdallah Saleh, disse que seu país está decidido a lutar contra o terrorismo, mas com seus próprios meios, e não permitirá que ninguém interfira em seus assuntos internos. Mais cedo, a Casa Branca fez um pedido para que Sanaa tenha uma "cooperação mais estreita" no combate ao terrorismo.
Por motivos de segurança, as companhias globais de transporte e logística FedEx e UPS suspenderam suas operações vindas do Iêmen. A Alemanha também decidiu cancelar os voos de cargas provenientes do país da península Arábica.
A Austrália anunciou que vai intensificar procedimentos de segurança nos voos oriundos da região do Golfo Pérsico e a Alemanha decidiu suspender todos os voos de carga vindos do Iêmen.