Dois ataques a bomba em uma mercado movimentado em uma região xiita do norte do Paquistão deixaram pelo menos 57 mortos, disseram autoridades neste sábado.

CARREGANDO :)

Pelo menos 167 pessoas ficaram feridas nos atentados aparentemente sectários ocorridos ontem na cidade de Parachinar, localizada na área tribal de Kurram que faz fronteira com o Afeganistão a oeste, afirmaram Shabir Hussain, funcionário de um hospital, e o líder xiita Hamid Ali.

Segundo Hussain, a maior parte dos mortos e feridos é xiita. Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas autoridades culparam grupos militantes pertencentes à maioria muçulmana sunita por ataques com armas e bombas anteriores contra a minoria xiita.

Publicidade

Ali disse que o mercado estava cheio de xiitas, que estavam comprando itens para a refeição da noite que quebra o jejum diurno durante o mês sagrado do Ramadã. "Nós exigimos proteção. Solicitamos que o governo tome medidas contra aqueles que rotineiramente matam nosso povo", afirmou.

Segundo o porta-voz da polícia Fazal Naeem Khan, acredita-se que uma das bombas tenha sido plantada em uma moto. A segunda bomba foi detonada cerca de quatro minutos após a explosão da primeira cerca de 365 metros de distância da detonação inicial, de acordo com o funcionário do governo Javed Ali.

Said Hussain, que estava na área onde a segunda bomba foi detonada disse que viu um adolescente gritar: "Deus é grande!" momentos antes da explosão. As informações são da Associated Press.