São Paulo (AE) As exportações de carne de frango "in natura" do Brasil somaram 190,3 mil toneladas em fevereiro, volume 7,8% menor que o embarcado em janeiro, que foi de 206,6 mil toneladas. Na comparação com fevereiro do ano passado, quando 210,7 mil toneladas foram embarcadas, houve queda de 9,7%.
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os números não incluem carne de frango processada, mas representam a maior parte das exportações do produto. A receita cambial das exportações de frango caiu 15% de janeiro para fevereiro, para US$ 224,7 milhões.
A queda do volume de vendas em fevereiro já reflete o impacto da disseminação da gripe aviária por vários países. No Brasil, a primeira empresa a anunciar redução na produção foi o grupo gaúcho Avipal. Anteontem, a companhia anunciou que dará férias coletivas em abril para os funcionários das unidades do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura