Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Extenso comboio russo se aproxima de Kiev

Prédio administrativo atingido por bombardeio no centro de Kharkiv, nesta terça
Prédio administrativo atingido por bombardeio no centro de Kharkiv, nesta terça (Foto: EFE/EPA/SERGEY KOZLOV)

Ouça este conteúdo

Imagens de satélite mostram uma coluna de mais de 65 quilômetros de tropas russas chegando aos arredores de Kiev, nesta terça-feira, de acordo com a CNN. Em Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, bombardeios com foguetes deixaram vários mortos e uma forte explosão destruiu um prédio do governo, nesta terça.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoigu, afirmou que o país seguirá com os ataques na Ucrânia, até que "alcance seus objetivos", que, segundo ele, consistem na "proteção da população do Donbas, assim como a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia".

Na segunda-feira (28), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a solução do conflito só seria possível se fossem levados em conta os "legítimos interesses da Rússia em matéria de segurança, incluindo a soberania da Crimeia", referindo-se à península anexada em 2014.

No mesmo dia, o chefe de Estado já havia citado a "desmilitarização e a desnazificação" da Ucrânia, além de mencionar o desejo pelo status neutro do país vizinho com relação à Otan.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, voltou a afirmar nesta terça-feira que a Aliança do Atlântico Norte não enviará tropas para a Ucrânia, mas garantiu que será oferecido ao país todo o apoio militar necessário. "A Otan não será parte do conflito. A Otan não enviará tropas para a Ucrânia ou mover aviões para o espaço aéreo ucraniano", disse o representante da organização, em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Polônia, Andrzej Duda.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.