O Monstro do Biscoito, popular personagem da série infantil Vila Sésamo, se tornou a nova ferramenta de recrutamento dos neonazistas em Brandenburgo, no Leste da Alemanha. A polícia da cidade prendeu nesta sexta-feira (11) dois homens que divulgavam material neonazista nas imediações de uma escola. Um deles vestia uma fantasia do personagem, enquanto outro entregava folhetos a crianças com a mensagem "Ser alemão é o máximo".
A polícia também encontrou mais materiais de apologia ao nazismo nos computadores dos acusados, entre eles uma ilustração do Monstro do Biscoito ao lado de Adolf Hitler. A dupla, que ainda passará por uma investigação, foi liberada pelas autoridades.
"Não há nada de engraçado na ideologia da extrema-direita, mesmo que tentem fazê-la parecer inofensiva usando personagens da Vila Sésamo", afirmou um porta-voz da polícia local.
Especialistas comentaram que os grupos neonazistas estão buscando novas maneiras de atrair seguidores enfatizando o que chamam de "Morte Nacional", que seria a degradação da atual sociedade multicultural alemã.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast