BERLIM - São crescentes os indícios de que grupos terroristas estão tentando fabricar armas químicas e biológicas ou uma "bomba suja" radioativa, disse um chefe do serviço de espionagem da Alemanha, segundo o canal de TV ARD.

CARREGANDO :)

- Observamos experimentos, esforços de treinamento e instruções de produção sendo transmitidas pela Internet - disse August Hanning, chefe da agência de inteligência estrangeira (BND).

Segundo trechos da entrevista, divulgados pela emissora antes de a levar ao ar, na noite desta quarta-feira, Hanning descartou, por enquanto, a possibilidade de que terroristas roubem uma arma nuclear ou a produzam sozinhos.

Publicidade

Mas um ataque com uma bomba suja é "uma ameaça muito concreta" porque não existe "qualquer problema real" em produzir uma arma dessas, em que material radioativo seria acondicionado com explosivos convencionais e espalhado por uma grande área ao ser detonado.

Hanning disse que a Al-Qaeda várias vezes tentou adquirir material radioativo e fez contato com cientistas nucleares paquistaneses.