Imagens do astronauta brasileiro Marcos Pontes sorridente no desembarque da nave Soyuz foram veiculadas pela agência espacial norte-americana (Nasa) e acompanhadas por uma pequena torcida em São Paulo, que se conheceu por meio de um fã-clube do astronauta na internet e se reuniu para ver a aterrissagem em um bar.
- O Marcos sempre acreditou que o Brasil poderia colocar o seu nome no espao. Foi muita luta interna e política. Estou emocionado, muito contente - disse o maestro e compositor Adylson Godoy, primo de Pontes.
O bar, na Vila Madalena, zona oeste da capital, investiu no evento como chamariz e colocou a réplica de uma roupa de astronauta para que seus fregueses tirassem fotos. Entre eles, duas dúzias de fãs, entusiasmados com o feito do primeiro astronauta brasileiro.
- Muita gente jovem vai se interessar pela ciência. Em um país onde o futebol e os artistas fazem tanto sucesso, seria bom ter muito mais cientistas - disse o regente de orquestra Tony Guzman, que vestia uma camiseta do fã-clube com a inscrição "quero ver o verde-e-amarelo no espaço".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura