Pesquisas de boca de urna no Uruguai projetam vitória do socialista e ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica no segundo turno da eleição presidencial, que ocorreu ontem.
Segundo as três principais empresas de pesquisa do Uruguai, Mujica obteve pouco mais de 50% dos votos, contra 45% do ex-presidente Luis Lacalle, candidato do Partido Nacional.
Mujica, de 74 anos, havia dito horas antes do início da votação que a negociação e o diálogo serão suas ferramentas, e citou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como inspiração.
Ele disse também que dará continuidade às políticas do atual presidente, Tabaré Vázquez, e que irá trabalhar para unificar a América Latina.
Os adversários de Mujica dizem que ele irá transformar o Uruguai num estado socialista radical, mas sua campanha apostou numa imagem conciliadora, e os resultados do primeiro turno mostraram que os eleitores parecem ter se convencido disso.
Mujica recebeu 49% dos votos no primeiro turno eleitoral de 25 de outubro, enquanto Lacalle obteve 30%.
O novo presidente tomará posse em 1.º de março para um mandato de cinco anos. Mas os uruguaios voltam às urnas em maio de 2010 para eleger os gestores das 19 províncias do Uruguai.
Deixe sua opinião