Brasília – A Força Aérea Brasileira (FAB) vai realizar nos próximos dias mais quatro vôos para resgatar brasileiros refugiados do Líbano. Três vôos partirão de Adana, na Turquia, hoje, no sábado e na segunda-feira, respectivamente com 150, 70 e 150 lugares, e um sairá na sexta-feira de Damasco, na Síria, com 70 lugares.

CARREGANDO :)

O avião que seguirá para Damasco deixará o Brasil hoje levando 15 kits de medicamentos básicos – dez para o Líbano e cinco para a Síria –, doados pelo governo brasileiro. Cada kit, composto por antitérmicos, antibióticos, entre outros, inclui medicamentos suficientes para atender 9 mil pessoas em situação de emergência. Os medicamentos destinados ao Líbano serão levados de Damasco para Beirute pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O governo decidiu realizar esse primeiro vôo da FAB para Damasco – até agora a FAB havia feito apenas resgates em Adana – para agilizar a retirada de pessoas que estariam necessitando de cuidados especiais, como idosos, doentes e crianças pequenas, já que não há confirmação de data de um novo vôo do pool de companhias aéreas para o local.

Publicidade

A retirada também servirá para adequar o número de pessoas no alojamento, já que cerca de 451 brasileiros se encontram na Síria à espera de novos vôos, e outros grupos podem necessitar do apoio do governo no local ao longo da semana.

Comboios

Além do resgate dos brasileiros que já conseguiram deixar o Líbano, estão sendo organizados novos comboios partindo de Beirute e do Vale do Bekaa para a retirada de pessoas das regiões de conflito.

Hoje 240 brasileiros, entre mais de 460 cadastrados, deverão deixar Beirute em um comboio que seguirá para Adana. Na sexta-feira, um novo grupo partirá do vale do Bekaa, e outro de Beirute (na sexta-feira ou sábado) com números ainda indefinidos de passageiros.

Segundo o balanço divulgado ontem pelo coordenador do grupo de apoio aos brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vieira Vargas, 1.350 brasileiros deixaram o Vale do Bekaa, de um total de 2.051 pessoas retiradas das áreas de conflito, seja em operações organizadas pelo governo brasileiro ou por meios próprios. Desse total, 1.276 foram trazidos para o Brasil por vôos da FAB ou da TAM, em parceria com a Gol.

Publicidade

O comboio que deixou ontem o vale do Bekaa levou 212 pessoas, número menor que os 260 estimados pelo governo. A maioria (194) foi levada para Adana, e 18 (entre idosos, doentes e crianças) para Damasco, já que a viagem é mais curta.