Faixas colocadas nas ruas de Michoacán, Estado do oeste do México, anunciavam nesta quinta um grupo narcotraficante até então desconhecido que se autodenomina "Os Cavalheiros Templários". A aparição das faixas ocorre menos de um mês depois de o cartel La Familia ter informado que pretende se desfazer.
As faixas dizem que os "cavalheiros" vão substituir o cartel anterior e afastar qualquer outro grupo que queira atuar em Michoacán. "Ao povo de Michoacán, informamos que a partir de hoje estaremos realizando as atividades altruístas previamente realizadas pela La Familia Michoacana", dizia uma faixa, colocada na cerca de uma escola.
"Nós estaremos a serviço do povo de Michoacán para atender qualquer questão que ameace a segurança dos michoacanos", diz o texto. "Nossos compromissos são: manter a ordem, evitar roubos, sequestros e extorsões e proteger o Estado de possíveis (intervenções) de organizações rivais. Os Cavalheiros Templários".
A polícia não fez comentários sobre as faixas, que foram rapidamente removidas. Elas podiam ser vistas em pontes, praças, monumentos de várias cidades, dentre elas a capital Morelia. As informações são da Associated Press.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo