Apoio a Caracas
O Mercosul disse que apóia a candidatura da Venezuela como membro rotativo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2007 a 2008. A votação da Assembléia Geral da ONU, que vai eleger cinco países em outubro, é a nova frente de batalha estabelecida do presidente venezuelano, Hugo Chávez, diante dos Estados Unidos.
"Ganha, Lula"
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ontem a seu colega do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que ganhe a eleição presidencial de outubro. Chávez prevê sua vitória nas eleições venezuelanas de dezembro. "Não posso dizer nada porque me acusam de ingerência (...) Ganha, Lula, ganha, Lula!", disse, despertando risadas e aplausos.
Olho no comércio
O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse que o Brasil e o Chile vão criar uma comissão de monitoramento do comércio, a exemplo da que já existe com a Argentina e com o Paraguai. Ele destacou que o objetivo é "estimular" o setor, como pedem os presidentes dos dois países.
Compromisso
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, reafirmou seu compromisso com a integração sul-americana. "O Chile tem vontade de avançar com força, mas com flexibilidade, no caminho da integração sul-americana", assegurou. O Chile é membro associado do Mercosul. "Se queremos influenciar no desenvolvimento internacional (...), devemos ir juntos."
Vida longa
O presidente cubano Fidel Castro, que vai completar 80 anos em 13 de agosto, riu dos recentes rumores de sua morte, na imprensa venezuelana, e assegurou que se sente muito bem de saúde. "Isso acontece quase todos os dias, e me diverte. Faz com que me sinta saudável." Sobre a sucessão, se disse tranqüilo. "Nunca pensei que viveria tanto."