Várias falhas no sistema elétrico da Argentina provocaram nesta quarta-feira (1º) um extenso apagão que afetou diversas áreas do país, incluindo a capital Buenos Aires e sua região metropolitana.
O jornal Clarín informou que a interrupção no fornecimento atingiu também toda a região central do país, incluindo as províncias de Córdoba e Santa Fé, a região do Cuyo e parte do Noroeste argentino.
Segundo fontes da Secretaria de Energia, “foram registradas várias falhas no sistema interligado” e, “em consequência do anterior, se desconectaram diferentes centrais geradoras”, entre as quais a central nuclear Atucha 1 e a geradora térmica Central Puerto.
“Estamos trabalhando com celeridade para resolver esse problema”, disseram as fontes da Secretaria de Energia.
De acordo com dados da Companhia Administradora do Mercado Atacadista Elétrico (Cammesa), a demanda de eletricidade caiu a partir das 16 horas (mesmo horário em Brasília) em quase todo o país, embora com impactos desiguais.
Por sua vez, a empresa de transmissão de eletricidade em alta tensão Transener informou que três linhas de alta tensão que unem as estações transformadoras da cidade bonaerense de General Rodríguez com a área do Litoral (nordeste) ficaram fora de serviço em consequência de um incêndio em um campo.
A Transener disse que, juntamente com a Cammesa, implementou um plano de contingência e iniciou os trabalhos para restabelecer o abastecimento.
Devido ao apagão, foram registradas interrupções nos serviços ferroviários suburbanos de Buenos Aires e no metrô da capital.