Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coronavírus

Família é retirada de avião nos EUA porque criança de 2 anos com asma não usava máscara

Avião da American Airlines no aeroporto de Dallas (EUA) em abril de 2017. Mãe e filho foram retirados de voo porque criança não estava de máscara (Foto: BigStock)

Ouça este conteúdo

Uma mãe e seu filho de dois anos foram retirados de um voo no início da semana nos Estados Unidos porque a criança não conseguia ficar com a máscara de proteção contra o coronavírus.

Amanda Pendarvis e a criança estavam em um voo da American Airlines que partiu de Dallas (Texas) para o estado do Colorado, na segunda-feira, quando o menino teve um ataque de asma enquanto o avião estava na pista se preparando para a decolagem, segundo o relato de Pendarvis nas redes sociais.

O avião voltou ao portão antes da decolagem porque o grupo "se recusou a obedecer instruções dos membros da tripulação", afirmou a American Airlines em comunicado a veículos da imprensa.

"Em 13 de setembro, o voo 1284 da American Airlines retornou ao portão antes da decolagem de Dallas-Fort Worth para desembarcar um grupo que se recusou a cumprir as instruções dos membros da tripulação para permanecer sentados durante o taxiamento e usar coberturas faciais com segurança sobre o nariz e a boca", afirmou uma porta-voz da companhia aérea à Newsweek. "Depois de concordar em aderir às políticas instituídas para a segurança de nossos clientes e tripulação, todos os indivíduos puderam remarcar suas passagens para viajar no próximo voo para Colorado Springs."

Segundo o relato feito por Pendarvis em seu perfil no Instagram, o seu filho estava com dificuldades de respirar e, embora ela tenha mostrado a um comissário de bordo o exame negativo para Covid-19 da criança, o avião retornou para que eles desembarcassem. Com base nas imagens, o grupo foi recebido por autoridades que pareciam ser policiais. A American Airlines afirma que eles foram recepcionados pela equipe de atendimento ao cliente.

Nas imagens compartilhadas por Pendarvis, a criança aparece chorando enquanto a mãe tenta colocar a máscara em seu rosto. A mãe disse que o incidente foi "a experiência mais humilhante e traumática" que ela já passou, e que um comissário usou o sistema de som do avião para anunciar aos passageiros: "Nos desculpamos pelo atraso, mas estamos lidando com um passageiro que descumpre [as regras]".

A porta-voz da American Airlines afirmou que a equipe "não soube em nenhum momento que um membro do grupo estava passando por um ataque de asma" e que a companhia exige que todos os passageiros com dois anos ou mais usem máscaras o tempo todo no interior dos aviões, com exceções apenas para pessoas com deficiência que fazem um requerimento com pelo menos 72 horas de antecedência do voo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros