Avião da American Airlines no aeroporto de Dallas (EUA) em abril de 2017. Mãe e filho foram retirados de voo porque criança não estava de máscara| Foto: BigStock
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Uma mãe e seu filho de dois anos foram retirados de um voo no início da semana nos Estados Unidos porque a criança não conseguia ficar com a máscara de proteção contra o coronavírus.

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Amanda Pendarvis e a criança estavam em um voo da American Airlines que partiu de Dallas (Texas) para o estado do Colorado, na segunda-feira, quando o menino teve um ataque de asma enquanto o avião estava na pista se preparando para a decolagem, segundo o relato de Pendarvis nas redes sociais.

O avião voltou ao portão antes da decolagem porque o grupo "se recusou a obedecer instruções dos membros da tripulação", afirmou a American Airlines em comunicado a veículos da imprensa.

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"Em 13 de setembro, o voo 1284 da American Airlines retornou ao portão antes da decolagem de Dallas-Fort Worth para desembarcar um grupo que se recusou a cumprir as instruções dos membros da tripulação para permanecer sentados durante o taxiamento e usar coberturas faciais com segurança sobre o nariz e a boca", afirmou uma porta-voz da companhia aérea à Newsweek. "Depois de concordar em aderir às políticas instituídas para a segurança de nossos clientes e tripulação, todos os indivíduos puderam remarcar suas passagens para viajar no próximo voo para Colorado Springs."

Segundo o relato feito por Pendarvis em seu perfil no Instagram, o seu filho estava com dificuldades de respirar e, embora ela tenha mostrado a um comissário de bordo o exame negativo para Covid-19 da criança, o avião retornou para que eles desembarcassem. Com base nas imagens, o grupo foi recebido por autoridades que pareciam ser policiais. A American Airlines afirma que eles foram recepcionados pela equipe de atendimento ao cliente.

Nas imagens compartilhadas por Pendarvis, a criança aparece chorando enquanto a mãe tenta colocar a máscara em seu rosto. A mãe disse que o incidente foi "a experiência mais humilhante e traumática" que ela já passou, e que um comissário usou o sistema de som do avião para anunciar aos passageiros: "Nos desculpamos pelo atraso, mas estamos lidando com um passageiro que descumpre [as regras]".

A porta-voz da American Airlines afirmou que a equipe "não soube em nenhum momento que um membro do grupo estava passando por um ataque de asma" e que a companhia exige que todos os passageiros com dois anos ou mais usem máscaras o tempo todo no interior dos aviões, com exceções apenas para pessoas com deficiência que fazem um requerimento com pelo menos 72 horas de antecedência do voo.

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