Uma reunião de emergência foi convocada por Makaziwe, filha mais velha de Nelson Mandela para discutir o estado de saúde do ex-presidente da África do Sul. Hospitalizado há 18 dias em decorrência de uma infecção pulmonar, Mandela permanece em estado crítico, de acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira pelo governo. Aos 94 anos, ele apresenta saúde frágil, abalada pelos 27 anos vividos na prisão.

CARREGANDO :)

Um comunicado do presidente Jacoc Zuma indicou que os médicos estão fazendo de tudo para garantir a "recuperação, bem-estar e conforto de Mandela", que não teve o quadro alterado no 19º dia de internação.

A mídia local afirmou que o encontro era para tratar de "delicados negócios de família". A reunião aconteceu na Vila de Qunu, local onde o Prêmio Nobel da Paz de 1993 passou a infância. Makaziwe chegou a Qunu acompanhada pela irmã Zenani Mandela e pelo filho Ndaba, além do ministro de Serviço Público e da Administração, Lindiwe Sisulu, e do líder do Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

Publicidade

Ela convocou a reunião depois que o presidente Zuma visitou Mandela no domingo e disse que o estado de saúde dele havia se "deteriorado". No último dia 8, o ex-presidente foi levado às pressas para o hospital com uma infecção pulmonar recorrente. Desde então, ele está em um hospital em Pretória.

É a quarta internação e uma das mais longas de Mandela desde dezembro do ano passado. O ex-presidente ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria.