• Carregando...
O atual primeiro-ministro Gordon Brown, é observado pelos adversários: integração com a União Europeia foi o ponto alto do debate | Stefan Rousseau/Reuters
O atual primeiro-ministro Gordon Brown, é observado pelos adversários: integração com a União Europeia foi o ponto alto do debate| Foto: Stefan Rousseau/Reuters

O premiê britânico, Gordon Brown, e o conservador David Cameron parecem ter sido acordados pelas últimas pesquisas e melhoraram significativamente seu desempenho no segundo de­­bate entre os líderes dos três prin­­cipais partidos britânicos, um dos quais será o próximo primeiro-ministro.

O resultado foi um confronto cheio de farpas, sem meias-palavras e no qual não se identifica vencedor claro. Diferentemente da semana passada, quando o primeiro debate da eleição e da história foi claramente vencido pelo liberal Nick Clegg, o embate de ontem mostrou Cameron mais seguro e Brown disposto a alfinetar os rivais.

Foi do premiê a tirada mais surpreendente, quando, aparentando irritação com a defesa por Clegg de que o Reino Unido abdique das armas nucleares, soltou um "cai na real, Nick!’’. É um con­­traste claro com sua frase mais repetida no outro debate, "eu concordo com Nick’’.

De uma semana para cá, as sondagens indicaram um salto de Clegg catapultado por sua performance no primeiro debate – mas sua bancada não supera as rivais nas projeções, devido ao sistema britânico. Ato contínuo, os adversários se voltaram contra ele.

Integração

O tema era política externa, e talvez o clímax tenha vindo cedo demais, na pergunta inicial, so­­bre a União Europeia. Came­­ron, um eurocético que os rivais acusam de querer isolar o país, disse querer "estar na Europa sem ser guiado por ela’’. Clegg, com ex­­periência em Bruxelas, pregou atenuação dos laços com os Es­­tados Unidos e uma intensificação com a Europa. E Brown, que trata a UE de forma hesitante e nunca quis o euro, citou o mercado de trabalho como motivo para o laço forte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]