Guerrilheiros esquerdistas assumiram a responsabilidade pelo sequestro de um fazendeiro paraguaio e exigem um resgate de US$ 5 milhões. A polícia disse que dois de seus homens que investigavam o caso foram seriamente feridos.
Fidel Zavala, de 48 anos, foi sequestrado na quinta-feira por cerca de 12 homens armados em sua fazenda perto da fronteira com o Brasil.
Dois policiais que encontraram seu carro abandonado na floresta no dia seguinte ficaram seriamente feridos após a explosão de granadas no local.
O ministro do Interior, Rafael Filizzola, disse nesta sexta-feira que o EEP, um braço radical do Partido Pátria Libre é "uma organização criminosa" que ameaça a segurança pública.
Ele afirmou que o grupo não representa uma ameaça ao Estado, mas reconheceu que a segurança interna do Paraguai é fraca, principalmente em áreas distantes.
O presidente Fernando Lugo cancelou sua participação numa cúpula de presidentes de esquerda na Bolívia para monitorar o caso, informou Augusto Dos Santos, porta-voz presidencial.
Entre 2007 e 2008, ocorreram 14 sequestros importantes no Paraguai, quase todos sem que alguém tivesse assumido a responsabilidade. Nenhum envolvido nos crimes foi detido.