Ouça este conteúdo
O FBI, departamento de investigação do governo americano, e a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura dos EUA (Cisa) emitiram um comunicado em conjunto nesta quarta-feira (13) alertando que hackers ligados à China estão tentando invadir as redes de computadores de organizações que fazem pesquisas relacionadas à Covid-19 nos Estados Unidos.
Segundo o comunicado, o FBI está investigando tentativas de invasão por "agentes cibernéticos ligados à República Popular da China" a organizações americanas de pesquisa, que não foram identificadas. "Esses agentes foram observados tentando identificar e obter ilicitamente dados valiosos sobre propriedade intelectual e saúde pública relacionados a vacinas, tratamentos e testes de redes e de pessoal vinculado a pesquisas relacionadas à Covid-19".
As entidades afirmaram que essas ações representam uma "ameaça significativa à resposta da nossa nação à Covid-19" e ofereceram recursos e orientação para aqueles que podem ter sido alvo das ações.
"Os setores de saúde, farmacêutico e de pesquisa que trabalham nas respostas à Covid-19 devem estar cientes de que são os primeiros alvos desta atividade e tomar as medidas necessárias para proteger os seus sistemas", alertaram.
O comunicado diz ainda que a exposição na mídia de pesquisas sobre o novo coronavírus pode levar ao aumento do interesse e de atividades cibernéticas contra as organizações envolvidas.
O FBI pede que organizações que verificarem atividades suspeitas relatem os casos para o seu departamento local. O Cisa pediu a todas as instituições americanas com pesquisas sobre coronavírus que trabalhem em parceria com a agência para proteger as suas informações.