Ouça este conteúdo
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, apresentou nesta quarta-feira (11) uma denúncia à Justiça Federal contra o candidato libertário à presidência Javier Milei e o candidato da coalizão deste ao Governo da Cidade de Buenos Aires, Ramiro Marra, após comentários que ambos fizeram sobre o peso argentino e o dólar.
No início da semana, Milei declarou que a moeda argentina é “um excremento” e Marra publicou uma mensagem no mesmo sentido nas redes sociais. “Hoje, mais do que nunca, não economize em pesos. Cuide do seu dinheiro, custou muito para você ganhá-lo”, escreveu.
Os peronistas, cujo candidato à presidência é o ministro da Economia, Sergio Massa, já vinham culpando Milei pela corrida em busca de dólares e pela disparada do dólar paralelo na Argentina na terça-feira (rompendo a barreira dos mil pesos), e agora veio a denúncia de Fernández.
Segundo o jornal Clarín, na ação, o presidente peronista argumenta que as declarações de Milei e Marra “constituem uma grave afronta ao sistema democrático que nos governa como país, resultando numa gravidade institucional incomum para a República”.
No X, Milei respondeu. “A casta [política] tem medo… a liberdade avança. Viva a liberdade, c*!”, escreveu. Marra também criticou a decisão de Fernández de denunciar os dois candidatos e ironizou o sumiço do atual presidente durante a campanha para a eleição de 22 de outubro.
“Inédito. O 'presidente' apareceu. Infelizmente, para fazer idiotices e não para governar. A liberdade avança”, disse, também nas redes sociais.