Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Data religiosa

Festa de Desjejum em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu – Pelo menos 3 mil mulçumanos compareceram ontem pela manhã à mesquita sunita Omar Ibn Al-Khatab, em Foz do Iguaçu, para celebrar o fim do jejum de ramadã. A festa do Desjejum, chamada Eid al-Fiter – reuniu homens, mulheres e crianças.

A confraternização começou com uma oração por volta das 7 h. Em clima confraternização, os fiéis fizeram agradecimentos por terem vivenciado mais um ramad㠖 período de recolhimento, no qual os seguidores do islamismo ficam 30 dias sem beber, comer e manter relações sexuais, entre a aurora e o pôr-do-sol.

Tradição em Foz do Iguaçu, onde está a segunda maior colônia árabe-libanesa do Brasil, depois de São Paulo (SP), com 12 mil imigrantes e descentes, o jejum de ramadã passa de pai para filho. Amira Rahal tem 15 anos, mas faz o jejum desde os 10. "Com o jejum, você aprende a valorizar o que tem". Ela conta que passou o mês com tranqüilidade e que fazer o jejum não foi um "sacrifício". Alexandre Fouani, 15 anos, também diz ter aprendido durante o mês de ramadã. "Aprendemos a ter paciência e a perceber o sentimento de um pobre", resume.

O sheik Ahmad Mazlou explica que a quebra do jejum tem significado especial. "Como no dia de ontem era uma adoração se abster de comer, hoje é uma adoração a pessoa se alimentar", afirma.

Durante a cerimônia religiosa na mesquita, os fiéis fizeram orações e ouviram sermões, em árabe, e alguns trechos em português. O sheik Mazlou diz que a celebração deveria ser somente em português porque o evento é no Brasil. No entanto, o idioma árabe é usado para preservar a origem e a "pura" palavra de Deus.

Após a cerimônia religiosa, foi servido um café da manhã no pátio da mesquita. As crianças receberam presentes e notas de real, conforme o costume seguido em Foz do Iguaçu.

A maioria dos países do mundo decretou o fim do ramadã ontem. O ramadã é o nono mês do calendário lunar, seguido pelos mulçumanos. O último dia do jejum é determinado quando os fiéis conseguem observar a lua, geralmente ao final de 29 ou 30 dias, depois de terem feito o jejum. Este ano, o jejum começou no dia 12 de setembro em Foz do Iguaçu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.