O ex-presidente cubano Fidel Castro comparecerá a um programa da televisão do país hoje, informou o jornal estatal Granma. É a segunda aparição esta semana do ex-líder, anos após estar afastado do público. Castro será convidado em uma "Mesa Redonda". O objetivo da atração é "avaliar os perigosos acontecimentos que ocorrem no Oriente Médio", afirmou uma nota na capa do jornal.
Nos últimos anos, Fidel vivia recluso e teve poucas aparições públicas, recebendo líderes estrangeiros em ambientes fechados. Anteriormente, porém, era presença constante nas "Mesas Redondas", onde costumava falar durante horas. Ele completará 84 anos em agosto. Em julho de 2006, ele se afastou do poder por causa de uma enfermidade intestinal. Desde então a ilha comunista é liderada por Raúl Castro, irmão de Fidel.
A "Mesa Redonda", que terá uma edição especial, é um programa diário em que autoridades costumam marcar posições sobre temas de interesse. O programa é transmitido em cadeia de rádio e televisão. Costuma ser ao vivo, mas não está claro se hoje ocorrerá o mesmo ou se a atração foi gravada. Fidel costuma ainda escrever suas "Reflexões", colunas nos jornais estatais em que opina sobre temas nacionais e internacionais.
Dino torna definitivo bloqueio de R$ 4,2 bilhões de emendas indicadas por líderes da Câmara
Acidente na Coreia do Sul é o desastre aéreo mais mortal do mundo nos últimos seis anos
Bancada feminina do PT diz que “extrema-direita” machista faz ataques a Janja
“Matadouro humano”: quase 60 mil prisioneiros morreram sob tortura na Síria, diz ONG