O líder cubano Fidel Castro, 87, reapareceu em público na noite de ontem na inauguração do ateliê de um pintor aliado ao regime em Havana. É a primeira vez que o ex-mandatário vai a um evento desde abril, quando participou da inauguração de uma escola.
Fidel participou da abertura do estúdio do pintor Alexis "Kcho" Leyva, que também é deputado cubano. De acordo com o jornal "Granma", o ex-ditador "saudou artistas e convidados, que aplaudiram com emoção o recém-chegado".
O site Cubadebate, do regime cubano, publicou uma foto de Fidel sentado, de costas, conversando com Leyva. A visita coincide com o aniversário de 55 anos da entrada do ex-mandatário em Havana, durante a Revolução Cubana.
Os eventos oficiais pela ascensão ao poder de Fidel foram cancelados devido ao mau tempo. Em 1º de janeiro, o presidente Raúl Castro liderou na cidade de Santiago de Cuba o principal ato político pelo aniversário da Revolução Cubana.
O ato de ontem foi a primeira aparição pública de Fidel Castro em 2014. O ex-governante de Cuba deixou o poder em 2006 e delegou o comando do país ao seu irmão Raúl, que em 2008 foi ratificado formalmente como ditador de Cuba.
Desde então, o líder da revolução cubana realizou poucas aparições públicas. Além disso, seus artigos na imprensa oficial são cada vez mais raros. A última aparição de Fidel havia sido durante visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em dezembro.
Deixe sua opinião