O ex-presidente cubano Fidel Castro visitou nesta quinta-feira o Aquário Nacional de Cuba e até assistiu a um espetáculo de golfinhos, disse um funcionário do local, na quarta aparição do líder em oito dias desde que ficou doente em 2006.
Fidel, de 83 anos, não aparecia em público há quatro anos, quando várias cirurgias por uma doença intestinal o colocaram perto da morte e foi substituído na Presidência por seu irmão menor Raúl em 2008.
"Fidel interagiu com os funcionários do Aquário Nacional, com o público que também estava aqui, desfrutou do espetáculo subaquático com golfinhos ... foi excelente, a melhor surpresa do dia", disse por telefone à Reuters Francisco Franquiz, vice-diretor de comunicação do aquário.
As recentes aparições de Fidel acontecem em meio a um histórico acordo entre o governo de Raúl Castro e a Igreja Católica na ilha para a libertação antes de outubro de 52 dissidentes de um grupo de 75 que havia sido preso em 2003 e condenado a penas de entre 6 e 28 anos.
Na última semana, blogs oficiais e meios locais informaram sobre visitas de Fidel ao Centro Nacional de Investigações Científicas e ao Centro da Economia Mundial, onde conversou e tirou fotos com funcionários.
Na segunda-feira, ele apareceu na televisão estatal cubana durante uma entrevista aparentemente gravada na qual advertiu sobre o "risco iminente" de uma guerra nuclear no Oriente Médio.
Deixe sua opinião