O presidente cubano Fidel Castro passou a virada do ano em um posto de gasolina em Havana, cantando o hino nacional acompanhado de um grupo de jovens voluntários que recebeu a missão de combater a corrupção.

CARREGANDO :)

Cuba festeja, com a chegada de 2006, o 47º aniversário da revolução em que Castro e seus guerrilheiros derrotaram o ditador Fulgêncio Batista, em 1959.

"Este é um dia de grandes emoções. Tantas como as de 1959, quando o povo venceu a guerra e a ditadura de Batista foi derrubada", disse o presidente aos estudantes, de acordo com o jornal "Juventud Rebelde".

Publicidade

Castro, 79 anos, mobilizou mais de 28 mil pessoas desde outubro para assumir os postos de gasolina como parte de sua campanha contra o desperdício de energia.

Na madrugada de 1º de janeiro, rodeado de jovens, o presidente cubano disse que o futuro da revolução está nas mãos deles.

"As emoções de hoje não são iguais às emoções de 1º de janeiro de 1959. Realmente são emoções muito maiores. Vendo vocês, me encho de esperança", disse o presidente.

A poucos metros do local onde Castro recebeu 2006, será comemorado o aniversário da revolução com a antiga banda de salsa Los Van Van. Será um dos diversos eventos gratuitos promovidos pelo governo em todo o país.

As comemorações em Havana contarão com a apresentação de mais de 60 bandas. Entre os artistas, a diva Omara Portuondo, do Buena Vista Social Club.

Publicidade