O líder cubano Fidel Castro disse na quarta-feira que sua saúde melhora, que o perigo que corre é por conta da idade e que continuará escrevendo reflexões sobre os grandes problemas da humanidade.
Em um editorial divulgado a jornalistas estrangeiros na noite de quarta-feira, Fidel disse que está comendo o suficiente depois de passar por várias cirurgias e de ter recebido alimentação por catéteres durante vários meses.
"Digo a todos simplesmente que venho melhorando e mantendo um peso estável, ao redor de uns 80 quilogramas", escreveu.
"Nenhum perigo é maior do que os relacionados com a idade e uma saúde da qual abusei nos tempos azarados que me correspondeu viver", acrescentou.
O líder cubano de 80 anos transferiu o poder para seu irmão Raúl em 31 de julho do ano passado, por causa de uma doença não revelada e desde então Fidel não é visto em público.
É a primeira vez que o líder cubano se refere em detalhes à sua própria saúde, comprometida por uma cirurgia intestinal.
No editorial divulgado nesta quarta-feira, ele não esclareceu se retornará ao poder nem quando isso poderia acontecer.
Fidel acrescentou que, quando não está escrevendo, se dedica a ler, receber relatórios, conversar por telefone e fazer exercícios de reabilitação.