• Carregando...

O presidente de Cuba, Fidel Castro, enviou uma carta assinada de próprio punho ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, entregue pelo vice-presidente Carlos Lage que visita Caracas, anunciou Chávez.

O venezuelano é um grande admirador e amigo de Fidel, e ao tomar posse para o novo mandato, no início do ano, anunciou que vai criar o socialismo do século XXI, seguindo os passos do cubano.

Chávez leu a carta de Fidel Castro, na qual comenta a chegada da delegação de Lage com vários ministros, que assinaram nesta quarta-feira (24) 15 novos acordos de cooperação bilateral.

O presidente venezuelano disse ainda que Lage, que disse ter estado com o ditador cubano, lhe contou que Fidel "caminhou não sei quantos minutos ontem. Está caminhando mais do que eu, quase trotando", disse Chávez.

"Alegra-me a idéia de que se tenha incluído a zona turística no lugar escolhido por você", escreve Castro a Chávez, de acordo com a leitura feita pelo venezuelano na TV estatal.

Chávez advertiu, em um discurso no Palácio de Miraflores, que o presidente cubano lhe pediu que não publicasse a carta, limitando-se a ler alguns trechos e a mostrar diante das câmeras a assinatura de Fidel, "para os que dizem que está morrendo".

"Continue adiante 'Caballo' (apelido de Castro) que precisamos de você, é assim que queremos te ver", exclamou Chávez.

Chávez e Lage garantiram que Fidel Castro acompanhava de seu leito a cerimônia de assinatura de acordos.

Chávez afirmou, em cerimônia na qual foi condecorado no Rio de Janeiro, que "Fidel Castro é um desses homens que nunca morrerá, como Che Guevara, nunca morrerá".

"Não posso dar detalhes, porque não sou médico. Não sei quando Fidel morrerá, tomara que viva mais 80 anos", completou ele em discurso. "Fidel está de volta à Sierra Maestra, está lutando por sua vida", completou o presidente venezuelano, amigo e admirador de Fidel Castro, ao lembrar aparentemente a época em que o líder da ilha caribenha liderou a revolução cubana, no fim da década de 1950.

Fidel entregou o poder a seu irmão Raúl há mais de seis meses, após passar por uma cirurgia intestinal para tratar de uma doença não revelada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]