O líder cubano Fidel Castro está vivo e bem, afirmou ontem Elias Jaua, ex-vice presidente venezuelano que afirma que se encontrou com Castro no fim de semana. Rejeitando rumores de que Castro estava prestes a morrer, Jaua mostrou a jornalistas fotos do encontro realizado no sábado. Ele afirmou que Castro, 86 anos, está com boa saúde e lúcido.
Jaua, que está disputando eleição para o governo do estado venezuelano de Miranda, afirmou que Castro o acompanhou ao famoso Hotel Nacional de Havana no início da noite de sábado após o encontro. Ele então conversou brevemente com o gerente do hotel, Antonio Martinez Rodriguez, antes de sair.
A longa ausência de Castro do público tem incentivado rumores pelo Twitter e por blogs há semanas, que afirmam que o ex-líder cubano morreu ou está próximo da morte. "Sim, ele esteve aqui ontem, o mesmo velho Fidel, com sua barba e bochechas rosadas. Ele estava bem", disse Martinez ontem.
Castro foi citado como estando em uma van cinza da Mercedes e não saiu do veículo.
Além dos comentários de Jaua e de Martinez, e das fotos mostradas à imprensa, não há confirmação independente de que realmente alguém tenha visto Castro.
Depois de renunciar à presidência de Cuba em 2008, Fidel Castro escreveu colunas regulares na mídia estatal, mas não tem publicado artigos desde 19 de junho.
A última aparição pública de Castro aconteceu em março, quando ele se encontrou brevemente com o papa Bento XVI, durante visita à ilha.