O líder cubano Fidel Castro enfrenta um câncer terminal e poderia morrer antes do Natal, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal britânico The Independent, que ouviu diplomatas ocidentais em condição de anonimato.

CARREGANDO :)

De acordo com o jornal, "observadores próximos ao regime cubano relataram que o líder está sofrendo de uma forma agressiva de câncer no estômago e recusou radioterapia ou qualquer outra forma de tratamento".

O jornal observa que o estado de saúde do presidente cubano é classificado como um segredo de Estado pelo governo do país. Segundo o Independent, as declarações de altos funcionários cubanos de que Fidel Castro não correria risco de morte não são consideradas reais pelos diplomatas estrangeiros.

Publicidade

"Os próprios cubanos estão acostumados a ter poucas informações sobre os trabalhos internos de seu governo, mas dissidentes dizem que a incerteza sobre o futuro político do país vem alimentando a impaciência com o segredo que envolve sua saúde", diz a reportagem.

"Apesar das afirmações das autoridades de que Castro voltará para liderar Cuba por vários anos ainda, mais e mais pessoas suspeitam que ele está próximo da morte", diz o jornal, que adiciona que os cubanos receberam poucas informações além da que dava conta que ele "foi submetido a uma cirurgia de emergência para interromper um sangramento intestinal em julho e que está se recuperando."

Veja também
  • Chávez dedica vitória a Fidel, mas se distancia do modelo cubano
  • Fidel não aparece no início de desfile militar