• Carregando...

Madri – Fidel Castro não sofre de câncer e está em fase de recuperação, segundo o cirurgião espanhol José Luis García Sabrido, que viajou na quinta-feira a Havana para avaliar o estado de saúde do presidente cubano. García Sabrido, chefe do serviço de Cirurgia do Hospital Público Gregorio Marañón, de Madri, assegurou que Fidel não sofre de nenhuma doença maligna e que, por enquanto, não é necessário fazer outra intervenção cirúrgica.

Ao retornar de Havana, o médico disse, em entrevista coletiva na capital da Espanha, que atendeu Fidel a título "exclusivamente" pessoal. García Sabrido disse que a atividade intelectual de Castro é excelente e que ele está recuperando-se dos problemas pós-operatórios que teve na cirurgia anterior, que classificou como "grave".

Em 31 de julho, o líder cubano anunciou que delegava seu cargo ao seu irmão mais novo, Raúl, após se submeter a uma intervenção cirúrgica por uma doença mantida como segredo de Estado. García Sabrido é um reconhecido cirurgião, especialista no tratamento de tumores digestivos, como câncer no intestino, e na utilização de radioterapia aliada à cirurgia.

Segundo o médico, Castro está em recuperação de uma "gravíssima" cirurgia anterior, que inclui reabilitação muscular, nutrição, além de "uma das dificuldades de sua equipe médica, que é a limitação de sua atividade". "Agora obviamente querem limitá-lo, mas é muito difícil", afirmou o cirurgião.

Perguntado se o presidente cubano sofre de câncer, o médico afirmou, dentro do segredo exigido pela profissão: "até onde eu sei, nego absolutamente". Segundo García Sabrido, que examinou Castro pela primeira vez, a saúde do presidente cubano é "excelente".

O médico lembrou o "o senso do humor" do líder, que o assombrou pela "capacidade de relatos pessoais e históricos" feitos durante o exame médico. García Sabrido destacou que o estado de saúde do comandante cubano é bom. Ele disse que o presidente poderá naturalmente retomar sua atividade anterior se estiver totalmente recuperado, mas isso será uma "decisão pessoal" de Fidel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]