• Carregando...
Keiko Fujimori acena para o público antes de comício em Lima, durante a primeira etapa da eleição | Ernesto Benavides/AFP
Keiko Fujimori acena para o público antes de comício em Lima, durante a primeira etapa da eleição| Foto: Ernesto Benavides/AFP

Lima - Uma nova pesquisa publicada ontem no Peru mostra a candidata de direita à Presidência, Keiko Fujimori, de 35 anos, à frente do rival. A deputada mais bem vista pelos mercados tem quase 3 pontos porcentuais de vantagem na disputa com o esquerdista e nacionalista Ollanta Humala, de 46 anos, no segundo turno marcado para 5 de junho.

A pesquisa, da Datum Interna­­tional, mostra Keiko com 40,6% de intenções de voto. Já Ollanta aparece com 37,9%. A sondagem tem margem de erro de 2,8 pontos porcentuais, o que deixa os dois adversários em empate técnico. Keiko, filha do ex-presidente Al­­berto Fujimori, aproveitou para criticar o plano de governo do seu rival.

Cerca de 8% dos entrevistados disseram que votarão em branco e 13,5% afirmaram que estão indecisos e não sabem em quem votarão.

Desde o primeiro turno, em 10 de abril, os resultados das pesquisas têm influenciado a Bolsa de Valores do Peru. Os avanços de Kei­­ko Fujimori são bem recebidos pelo mercado, enquanto Ollanta Humala derruba as bolsas quando aparece bem. No primeiro turno, Humala ficou em primeiro.

A pesquisa mostrou que 45,3% dos peruanos acreditam que Keiko irá salvaguardar a economia, enquanto apenas 34,3% creem que Humala faria o mesmo. Também apontou que o número de eleitores indecisos e daqueles que planejam votar em branco é similar ao de pesquisas anteriores, de quase 21%. O voto é obrigatório no Peru, e votar em branco é uma forma de protesto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]