Lima - Uma nova pesquisa publicada ontem no Peru mostra a candidata de direita à Presidência, Keiko Fujimori, de 35 anos, à frente do rival. A deputada mais bem vista pelos mercados tem quase 3 pontos porcentuais de vantagem na disputa com o esquerdista e nacionalista Ollanta Humala, de 46 anos, no segundo turno marcado para 5 de junho.
A pesquisa, da Datum International, mostra Keiko com 40,6% de intenções de voto. Já Ollanta aparece com 37,9%. A sondagem tem margem de erro de 2,8 pontos porcentuais, o que deixa os dois adversários em empate técnico. Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, aproveitou para criticar o plano de governo do seu rival.
Cerca de 8% dos entrevistados disseram que votarão em branco e 13,5% afirmaram que estão indecisos e não sabem em quem votarão.
Desde o primeiro turno, em 10 de abril, os resultados das pesquisas têm influenciado a Bolsa de Valores do Peru. Os avanços de Keiko Fujimori são bem recebidos pelo mercado, enquanto Ollanta Humala derruba as bolsas quando aparece bem. No primeiro turno, Humala ficou em primeiro.
A pesquisa mostrou que 45,3% dos peruanos acreditam que Keiko irá salvaguardar a economia, enquanto apenas 34,3% creem que Humala faria o mesmo. Também apontou que o número de eleitores indecisos e daqueles que planejam votar em branco é similar ao de pesquisas anteriores, de quase 21%. O voto é obrigatório no Peru, e votar em branco é uma forma de protesto.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião