A tradicional cerimônia em que o presidente dos EUA "perdoa" um peru no feriado de Ação de Graças ganhou contorno político neste ano.

CARREGANDO :)

Colocadas ao lado de Barack Obama no evento da última quarta (26), suas filhas Malia, 16 e Sasha, 13, foram criticadas por uma assessora do Partido Republicano, Elizabeth Lauten, que as acusou de "falta de classe".

Enquanto Obama poupava a vida dos perus Mac e Cheese, as filhas, visivelmente entediadas, "faziam caras e bocas", segundo a assessora.

Publicidade

"Entendo que vocês estão naqueles terríveis anos da adolescência, mas tentem agir com um pouco mais de classe, ou pelo menos com respeito", disse ela, no Facebook. "Vistam-se como se dessem ao respeito, não como se estivessem num bar."

Lauten foi criticada, inclusive por aliados, uma vez que ataques à família do presidente são considerados tabu nos EUA. Ela apagou a mensagem e se desculpou.

O evento ocorre na Casa Branca há 67 anos. Obama disse que o perdão era algo sobre o qual ele tem total autoridade -uma provocação aos republicanos, que o acusaram de exceder seus poderes ao anunciar mês passado uma reforma imigratória.