Mutasam Kadafi, um dos filhos do ex-ditador líbio, foi detido pelas forças rebeldes em Sirte, informou à Agência Efe em Benghazi o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), Shams Eddin.
"Mutasam foi capturado vivo pelos rebeldes, e levado para Misrata", afirmou Eddin. Além disso, o porta-voz declarou à Agência Efe que o ministro da Defesa do regime de Kadafi, Abu Bakr Yunis, também morreu em Sirte, mas há dois dias, durante combates entre brigadas pró-Kadafi e tropas fiéis ao Conselho Nacional de Transição líbio (CNT), entidade rebelde que atualmente governa o país.
Eddin acrescentou que um filho de Yunis também morreu nos mesmos confrontos. Segundo ele, o CNT ainda não dispõe de informações sobre o paradeiro de Seif al Islam, filho de Kadafi supostamente escolhido para substituir seu pai no poder.
"Seif al Islam e Abdullah Senussi, chefe dos serviços de inteligência do antigo regime, estavam em Bani Walid (a 150 quilômetros a sudeste de Trípoli) antes que a cidade fosse controlada por nossas forças, e depois fugiram em uma direção desconhecida", acrescentou.
Mutasam, médico de formação, havia assumido o papel de conselheiro de segurança de seu pai e, segundo os dirigentes rebeldes, era o responsável pelas brigadas fiéis ao antigo regime que combatiam as forças do CNT em Sirte, cidade natal do líder líbio.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Revogação misteriosa do Pix: Governo recua e confunde o país. Assista ao Entrelinhas
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados