Duros confrontos ocorreram nesta segunda-feira em Bani Walid, enquanto combatentes do novo regime atacaram a cidade onde um dos filhos de Muamar Kadafi, Seif al-Islam, está vivendo, possivelmente com seu pai, segundo as novas autoridades do país.
"Os revolucionários vieram a Bani Walid esta manhã e se envolveram em uma dura batalha", disse Abdullah Kenshil, um graduado funcionário do Conselho Nacional de Transição (CNT).
Kenshil disse que a batalha por Bani Walid, uma das áreas sob controle de forças leais a Kadafi, a sudeste de Trípoli, deve ser encerrada nos próximos dois dias com a vitória das forças do novo regime.
No domingo, as forças do CNT tiveram de recuar após avançar rumo a Bani Walid. Kenshil disse que houve uma reação forte das forças de Kadafi, completando que há negociações em andamento para a retirada de cerca de 50 mil civis da cidade.
O funcionário do CNT disse que Seif al-Islam, o mais importante filho de Muamar Kadafi, foi visto em Bani Walid. Segundo Kenshil é provável que o pai dele também esteja na cidade. "Seif al-Islam foi visto em Bani Walid, isso é 100% certo. Quanto ao pai dele, ele deve estar lá também, nós temos 70% de certeza", disse Kenshil à France Presse.
Kadafi, seu filho Seif al-Islam e o chefe de inteligência Abdullah al-Senussi estão foragidos e são procurados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes contra a humanidade. Kenshil disse que havia mercenários de Chade, Níger e Togo lutando em Bani Walid. As informações são da Dow Jones.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião