• Carregando...
De acordo com o site do zoológico, em menos de um mês o peso do filhote duplicou para quase dois quilos | REUTERS / Courtney Janney
De acordo com o site do zoológico, em menos de um mês o peso do filhote duplicou para quase dois quilos| Foto: REUTERS / Courtney Janney

O Zoológico Nacional Smithsonian, de Washington, divulgou nesta terça-feira (17) as fotos do primeiro exame veterinário do filhote de panda gigante nascido no último dia 23 de agosto. A equipe de médicos-veterinários aproveitou um momento em que a mãe, Mei Xiang, deixou de embalar o "bebê" e saiu da toca, um raro momento depois do parto, para fazer o "check-up" no filhote.

De acordo com o site do zoológico, em menos de um mês o peso do filhote duplicou para quase dois quilos. O animal tem 10,6 centímetros de comprimento e 9,8 centímetros de largura, na região da barriga. Seus olhos não se abriram ainda.

O nascimento

O filhote foi concebido por meio de inseminação artificial em 30 de março, com uma mistura de sêmen fresco e congelado.

Os pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Seu habitat natural está em algumas cadeias de montanhas no centro da China. Há cerca de 1.600 deles vivendo em estado selvagem e cerca de 300 em cativeiro.

Pandas fêmeas são capazes de conceber apenas por dois ou três dias na primavera, o que torna difícil a reprodução. O período de gestação é de cerca de cinco meses. A maioria dos pandas criados em cativeiro é concebido por meio de inseminação artificial.

O primeiro filhote de Mei Xiang nasceu em 2005 e agora vive na China. Seu segundo filhote morreu seis dias após o nascimento, em 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]