As Filipinas disseram nesta segunda-feira que esperam que países do Sudeste Asiático apoiem seu protesto contra o "inaceitável" lançamento de satélite, por meio de foguete, agendado pela Coreia do Norte para ocorrer entre os dias 12 e 16 deste mês.
O secretário de Relações Externas filipino, Albert del Rosario, disse que pretende levar a questão a seus homólogos regionais na reunião de chanceleres de dez países da Associação do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês), na capital do Camboja, nesta semana.
Manila anunciou neste domingo que havia apresentado protestos diplomáticos sobre o lançamento planejado por Pyongyang a representantes das Nações Unidas, na China e em países da Asean que participam da cúpula anual em Phnom Penh.
Perguntado se ele achava que seus colegas da Asean seriam favoráveis à postura de Manila sobre o lançamento, del Rosario disse: "Eu creio que sim, porque viola as resoluções da ONU, além do que, é algo inaceitável".
Os EUA e outras nações dizem que o lançamento planejado pelos norte-coreanos é um teste de míssil, e violaria a proibição da ONU sobre lançamentos de mísseis por parte da Coreia do Norte. As informações são da Dow Jones.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Dino quer “ação preventiva” em redes sociais contra atos “desatinados e criminosos”
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental