| Foto:
Cenas do filme Too Much Johnson, de 1938. Escrito e dirigido por Orson Welles (1915-1985) pouco antes do clássico Cidadão Kane (1941), a produção foi considerada perdida para sempre, depois que um incêndio destruiu a casa do cineasta em Madri, em 1970. O filme, que é mudo, tem como protagonista o ator Joseph Cotten, que trabalharia com Welles outras vezes – inclusive em Kane

O cineasta Orson Welles (1915-1985) dizia que a única cópia da comédia Too Much Johnson (1938), protagonizada por Joseph Cotten e nunca lançada nos cinemas, tinha sido destruída no incêndio que atingiu sua casa em Madri, em 1970.

CARREGANDO :)

Numa reviravolta espetacular, o filme mudo foi encontrado em um armazém na cidadezinha de Pordenone, na Itália, por membros da equipe de Cinemazero, responsável pela organização do festival Le Giornate de Cinema Muto ("Os dias do cinema mudo"), o maior festival do gênero no mundo. Há 30 anos, o evento ocorre, justamente, em Pordenone, o que torna a descoberta do filme de Welles ainda mais impressionante.

"De todos os lugares onde esse filme poderia ter sido encontrado, o fato de ter sido achado em Pordenone é extraordinário", disse Paolo Cherchi Usai, responsável pela restauração do filme e chefe do departamento de cinema do museu George Eastman House, de Nova York. Como o filme foi parar no armazém de Pordenone é algo que, por enquanto, ninguém sabe explicar.

Publicidade

Welles realizou a comédia Too Much Johnson em três partes, que deviam ser projetadas em forma de prólogo para cada um dos atos de sua adaptação de uma obra teatral homônima. Mas o diretor acabou não concluindo a produção – o que torna muito difícil entender a narrativa que conecta as imagens.

"O descobrimento deste filme representa uma ponte importante entre a carreira teatral e a carreira cinematográfica de Orson Welles. Ajuda a explicar sua paixão pelo cinema enquanto trabalhava em uma produção teatral", disse Usai.

Do ponto de vista visual, segundo o restaurador, dá para perceber "imediatamente" que é uma obra de Welles porque "o uso da câmera é basicamente igual ao de Cidadão Kane e Soberba".

Usai disse que, no filme encontrado agora, há uma sequência em que se vê centenas de engradados na rua, uma imagem muito parecida com a sequência final de Kane.

A restauração foi difícil. Usai achou que um dos rolos não teria salvação, mas um especialista na restauração de filmes de nitrato na Holanda conseguiu recuperar todo o material. A estreia mundial de Too Much Johnson será no festival de Pordenone no dia 9 de outubro, 75 anos depois de ter sido rodado.

Publicidade

Veja imagens do filme