Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival de Berlim

Filme peruano recebe o Urso de Ouro 2009

A vencedora Claudia Llosa recebeu também prêmio da crítica internacional | John Macdougall/AFP
A vencedora Claudia Llosa recebeu também prêmio da crítica internacional (Foto: John Macdougall/AFP)

Berlim, Alemanha - Filmado nas zonas mais pobres do Peru, e em sua maior parte falado em quechua (dialeto indígena), o filme La Teta Asustada, da peruana Claudia Llosa, foi o vencedor do Urso de Ouro na 59ª edição Festival de Berlim. Com a vitória anunciada no último sábado, o filme examina costumes dos índios peruanos através da história de Fausta, uma mulher que sofre de uma estranha doença transmitida durante a gestação.

"Há muito simbolismo no meu filme, muito do nosso mundo indigena, da nossa gente e da luta para recuperar uma identidade", disse Claudia. O filme ganhou também o prêmio da crítica concedido pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci).

O Grande Prêmio do Júri, o segundo mais importante do festival, foi dividido entre o alemão Alle Anderen, de Maren Ade, e Gigante (Espanha/Uruguai), de Adrián Biniez, que ganhou também os prêmios Alfred Bauer (trabalho inovador) e primeiro longa-metragem. O Urso de Prata de melhor direção foi para o iraniano Asghar Farhadi, por About Elly, que metaforicamente traça um painel sócio-político do Irã de hoje, colocando-o como um país que elegeu a mentira como forma de unidade social.

O Brasil, que esteve ausente da mostra oficial neste ano, participou da mostra paralela Panorama com os filmes Vingança, do gaúcho Paulo Pons e Garapa, de José Padilha, vencedor do Urso de Ouro no ano passado com Tropa de Elite.

Realismo

A programação do Festival de Berlim 2009 trouxe temas com viés altamente realista retratando situações do mundo atual, como crises bancárias e financeiras, atentados e guerras como a do Iraque.

A exemplo de outros festivais a crise mundial também mostrou seus reflexos em Berlim, que neste ano não atingiu o pique que costuma ter, se comparado com edições anteriores. Dieter Kosslick, diretor do festival, no entanto, comemora a bilheteria alcançada. Segundo os organizadores, foram vendidos 270 mil ingressos, um recorde desta 59ª edição da Berlinale, que na passada, ficou em torno de 240 mil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.