Confira perguntas e respostas da gripe suína| Foto:

O Ministério da Saúde da Finlândia confirmou nesta terça-feira (12) os dois primeiros casos no país de pessoas infectadas com o vírus da nova gripe A (H1N1).

CARREGANDO :)

Segundo as autoridades finlandeses, trata-se de dois estudantes moradores da região metropolitana da capital, Helsinque, que contraíram o vírus durante uma viagem recente ao México, foco da epidemia.

Os dois doentes apresentaram sintomas leves e não foram hospitalizados. Eles estão sendo atendidos em suas casas, para evitar a propagação do vírus, disse o ministério.

Publicidade

As autoridades sanitárias pediram que as pessoas que viajaram no mesmo voo que eles que entrem em contato com centros de saúde, no caso de sentirem sintomas de gripe.

Com a confirmação dos casos finlandeses, o vírus da gripe já é registrado em 33 países - os 30 já constantes de relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) , mais Cuba, Tailândia e a própria Finlândia.

O novo balanço da OMS, porém, ainda não inclui Cuba e Tailândia na lista de países que confirmaram casos da doença. Com estes dois últimos países, já são 32 países com a presença de pacientes com o vírus.

Os seguintes países também confirmaram casos, mas sem mortes: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), China (1), Hong Kong (1), Colômbia (3), Dinamarca (1), El Salvador (4), França (13), Alemanha (12), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Noruega (2), Panamá (16), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (95), Suécia (2), Suíça (1) e Reino Unido (55).

Veja também
  • Número de casos da nova gripe passa de 5 mil, diz Organização Mundial da Saúde
  • Novo vírus ainda pode sofrer mutação e causar pandemia
  • Casos suspeitos com vírus caem de 7 para 2 no Paraná
Publicidade