Floresta Amazônica no estado do Pará. Conservação das florestas combate os efeitos do aquecimento global| Foto: Antonio Scorza/AFP

As florestas do mundo absorvem um terço do dióxido de carbono (CO2) emitido pelos combustíveis fósseis na atmosfera, segundo um estudo divulgado pela revista ame­­ricana Science, que alerta paralelamente para as consequências do desmatamento no aquecimento global. "Se amanhã suspendermos o desmatamento, as florestas existentes e aquelas em estado de reconstituição absorverão a metade das emissões de combustíveis fósseis", ressaltou Pep Canadell, coautor do estudo.

CARREGANDO :)

As florestas do planeta absorvem 2,4 bilhões de toneladas de carbono por ano. "As florestas assumem cada vez mais a dianteira em uma estratégia para proteger nosso clima", diz Canadell.

Inpe completa 50 anos e lança site comemorativo

Publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou um site comemorativo para relembrar os fatos e celebrar as realizações que marcaram seus 50 anos de história. Em uma "Linha do Tempo", o site traz os principais fatos e realizações do Inpe em suas diversas áreas de atuação, contextualizados a acontecimentos marcantes no Brasil e no mundo, na ciência e tecnologia. No endereço também estão disponíveis cartilhas didáticas para o público jovem sobre os 50 anos do instituto, além de publicações sobre mudanças climáticas, astrofísica, entre outros . O site também apresenta galeria de fotos, videoteca e uma seção especial onde os usuários podem contar sobre projetos, curiosidades e ações que colaboraram para que o Inpe chegasse ao cinquentenário com uma das instituições mais respeitadas do Brasil. Disponível em português e inglês, o site conta ainda com ferramentas para envio de atualizações aos usuários via RSS e página no Facebook. Em 3 de agosto de 1961, o Inpe iniciou suas atividades com foco nas ciências espaciais e, atualmente, abriga grupos de pesquisas reconhecidos mundialmente em áreas como geofísica, astrofísica, aeronomia e física de materiais. Depois de também conquistar o reconhecimento no sensoriamento remoto por satélites e na meteorologia, instalou um centro de excelência para detectar mudanças ambientais e avaliar seus impactos no desenvolvimento nacional.

Leia mais no site www.inpe.br/50anos