O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira um fundo adicional de 102 milhões de dólares para o Haiti e afirmou que desembolsará 114 milhões de dólares para o governo até o final da semana para ajudar a reconstruir o país, devastado por um forte terremoto há duas semanas.
"O aumento emergencial dará o financiamento necessitado com urgência para importações emergenciais, e tornará o dinheiro disponível aos bancos e casas de transferências", disse o FMI em comunicado.
"(O valor) também permitirá que as autoridades mantenham as reservas adequadas frente às grandes importações necessárias para a reconstrução".
Eleições
As eleições legislativas do Haiti, programadas para 28 de fevereiro, serão adiadas devido ao forte terremoto de 12 de janeiro, disse o presidente René Préval nesta quarta-feira."A campanha eleitoral deveria ser aberta amanhã (quinta-feira), mas por razões óbvias isto não poderá acontecer", disse Préval à Reuters.
O líder afirmou que uma nova data ainda não foi definida.
Os escritórios do Conselho Eleitoral desabaram no forte terremoto que matou até 200 mil pessoas. Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalhavam com o grupo morreram e materiais da eleição ficaram soterrados, afirmou Préval.
"Por razões humanas e técnicas, é óbvio que o processo eleitoral não poderá proceder como o planejado", afirmou. "Agora temos que discutir com os vários partidos o que irá acontecer, e qual será o próximo plano".
Préval disse que não se candidatará à reeleição. Seu atual mandato acaba em 11 de fevereiro de 2011.