Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conflito

Fogo amigo da Otan mata guardas no Afeganistão

Até dez guardas foram mortos hoje por um ataque aéreo realizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em uma rodovia do sul do Afeganistão, afirmou a polícia local. Trata-se do mais recente episódio de fogo amigo envolvendo as forças da aliança.

Os guardas armados estavam escoltando um comboio de suprimentos para bases da Otan no sul afegão quando foram atingidos na província de Ghazni, segundo Mohammad Hussain Yaqoubi, o vice-chefe da polícia provincial. De acordo com Yaqoubi, talvez as forças da Otan tenham confundido os guardas com insurgentes que queriam atacar o comboio. Ele disse que uma investigação apura o caso.

A força da Otan no Afeganistão afirmou que havia informado sobre o incidente a autoridades afegãs, porém um porta-voz não tinha mais detalhes. "Nós estamos investigando isso", se limitou a dizer o representante.

Existem cerca de 130 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, sob a liderança dos Estados Unidos, com a meta de derrotar a insurgência comandada pelo Taleban. As tropas estrangeiras estão no país desde a invasão liderada pelos norte-americanos, no final de 2001.

Ontem, os EUA anunciaram que haviam matado Osama bin Laden em uma operação no Paquistão, quase dez anos após a invasão no Afeganistão e os atentados de 11 de setembro de 2001, reivindicados pelo chefe da Al-Qaeda.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.