Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Afeganistão

Fogo amigo mata três soldados britânicos

Três soldados britânicos morreram na quinta-feira (23) e outros dois ficaram feridos aparentemente devido a "fogo amigo" no sul do Afeganistão, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Os três militares, do 1º Batalhão do Regimento Real Inglês, morreram durante uma patrulha no noroeste de Kajaki, na conflituosa província de Helmand, onde foram atacados por insurgentes talibãs.

Segundo o Ministério da Defesa, os três soldados morreram aparentemente devido a uma bomba lançada por um caça F-15 dos Estados Unidos, que ajudava a repelir os combatentes talibãs.

"Uma bomba foi lançada e acredita-se que a explosão matou os três soldados", afirmou o Ministério da Defesa, em comunicado divulgado em Londres, acrescentando que "as circunstâncias que cercaram o fato são objeto de uma investigação".

Os dois feridos foram levados de helicóptero para dependências hospitalares de Camp Bastion, a principal base britânica de Helmand, onde estão recebendo tratamento médico.

Até o momento, 73 soldados das Forças Armadas do Reino Unido morreram no Afeganistão, 50 deles devido a fogo hostil, desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em novembro de 2001.

O Reino Unido tem 6.000 soldados no Afeganistão, a maioria concentrados no sul como parte da Força para a Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no país.

No entanto, esse contingente aumentará para 7.700 efetivos durante este ano, segundo o Ministério da Defesa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.