• Carregando...
Água jorra de canos quebrados após uma casa ser destruída pelo fogo | David McNew/AFP
Água jorra de canos quebrados após uma casa ser destruída pelo fogo| Foto: David McNew/AFP

Santa Bárbara, EUA - Dez bombeiros feridos, dezenas de casas queimadas e mais de 13 mil evacuados é o balanço provisório de um incêndio iniciado anteontem no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, que continua sem controle ontem e já destruiu mais de 600 hectares.

O incêndio levou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a declarar estado de emergência no Condado de Santa Bárbara, uma área de montanha baixa e vegetação com várias mansões. A medida libera fundos adicionais e equipamentos.

As autoridades não descartam que o incêndio ganhe mais força, e emitiram uma nova ordem para esvaziamento de imóveis, afetando cerca de 13,5 mil pessoas.

Schwarzenegger calculou que dezenas de casas teriam sido destruídas, embora a densa fumaça e a distribuição dos imóveis tenham impedido especificar o número exato de estruturas afetadas. Cerca de dez bombeiros ficaram feridos de diversa gravidade.

O número de bombeiros trabalhando no combate às chamas passou de 900 na quarta-feira para cerca de 1.400 ontem, com apoio por unidades aéreas. Até o momento, 5.400 imóveis tiveram de ser abandonados.

"Pulitzer"

Uma reportagem do jornal Los Angeles Times" sobre a incapacidade das autoridades para combater os incêndios florestais na Califórnia e os altos custos envolvidos nas operações contra o fogo ganhou no último dia 20 o prêmio Pulitzer – o mais prestigiado do jornalismo americano – na categoria de reportagem explicativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]