O foguete Zenit-3SL, que levava a bordo um satélite americano de telecomunicações, caiu nesta sexta-feira no Oceano Pacífico após ser lançado da plataforma flutuante do consórcio internacional Sea Launch, informaram fontes aeroespaciais russas.

CARREGANDO :)

"Segundo dados preliminares, o foguete portador caiu no Oceano Pacífico, perto da plataforma flutuante (Ocean) Odyssey, de onde foi lançado", disse um porta-voz à agência oficial "RIA Novosti".

Outra fonte declarou à agência "Interfax" que a falha aconteceu já na primeira etapa do foguete e que "desde o início seguiu uma trajetória errônea".

Publicidade

O aparelho espacial, de fabricação ucraniana, mas dotado de um bloco propulsor DM-SL projetado na Rússia, foi lançado às 4h36 (de Brasília) e levava a bordo um satélite de telecomunicações Intelsat-27.

O lançamento de hoje foi o primeiro do programa Sea Launch para 2013.

O consórcio Sea Launch, formado por quatro empresas de Rússia, Noruega, Estados Unidos e Ucrânia, realizou até o dia de hoje 34 lançamentos dos foguetes Zenit-3SL com diferentes satélites comerciais a bordo desde o Oceano Pacífico.