Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
força da natureza

Força das águas arranca caixões de covas durante enchente na Louisiana

 | Divulgação/Walker Police Department
(Foto: Divulgação/Walker Police Department)

Os mais de 60 centímetros de chuva registrados no último fim de semana na Louisiana, nos Estados Unidos, causaram estragos inimagináveis. Além dos oito mortos, 20 mil desabrigados e 40 mil casas danificadas até o momento, a pior enchente da história da região ocasionou uma cena curiosa e triste.

Em Denham Springs, perto da capital Baton Rouge, caixões foram retirados de suas covas devido à força da natureza e levados para longe do cemitério. Quando as águas baixaram, eles ficaram espalhados pelas ruas.

Anna Johnson, moradora da cidade, usou seu Twitter para divulgar imagens do caos gerado pela enchente e pedir orações para a Louisiana. (Veja as fotos abaixo.)

“Nós nunca vimos nada parecido. É muito pior do que o Katrina”, declarou Anna à imprensa, relembrando o furacão que devastou Nova Orleans em 2005. “Meu marido está em uma missão de busca agora. Ele tem um barco e está ajudando o departamento de polícia local”.

“Nosso estado está vivenciando uma enchente histórica, um evento que ultrapassa todas as marcas anteriores”, afirmou o governador da Louisiana, John Bel Edwards, em uma declaração oficial na última segunda-feira (15).

“O desastre ainda não terminou”, disse. “Nós não sabemos quando as águas recuarão em definitivo, e provavelmente elas continuarão a subir em algumas áreas”.

Além da água em si, a enchente pode trazer outros problemas sérios aos cidadãos. Um deles diz respeito aos mosquitos transmissores do zika vírus, que já chegou aos Estados Unidos.

O Departamento de Saúde da Louisiana alertou que enxames de mosquitos devem ser atraídos para as regiões afetadas pela enchente, lembrando que os ovos “podem permanecer latentes por diversos anos e eclodir com a presença de água”.

Ainda, ao retornar para suas casas, as pessoas estão sujeitas a contrair tétano e a desenvolver problemas respiratórios, em especial asma. Ambientes úmidos também são favoráveis à formação de mofo e à presença de ácaros e baratas.

Outro problema apontado pelo departamento de saúde são as cobras, que tendem a entrar em casas abandonadas, carros e até em móveis se seus ninhos estiverem inundados.

Caixões em Louisiana

Colaborou: Mariana Balan.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.