Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oriente médio

Forças apoiadas pelos EUA retomam capital do Estado Islâmico na Síria

Membros das Forças Democráticas da Síria (SDF), apoiados por forças especiais dos EUA, se reúnem na icônica praça Al-Naim, em Raqqa | BULENT KILIC/AFP
Membros das Forças Democráticas da Síria (SDF), apoiados por forças especiais dos EUA, se reúnem na icônica praça Al-Naim, em Raqqa (Foto: BULENT KILIC/AFP)

As forças apoiadas pelos Estados Unidos afirmaram nessa terça-feira (17) que capturaram a capital do Estado Islâmico, Raqqa, na Síria. Com isso, o grupo terrorista perde seu último importante bastião urbano no Oriente Médio. As Forças Democráticas Sírias, lideradas pelos curdos e apoiadas por ataques aéreos e forças especiais dos EUA, afirmaram que concluíram a batalha de quatro meses com o Estado Islâmico na cidade.  

"As operações militares dentro da cidade estão completamente encerradas", afirmou Talal Silo, um porta-voz das Forças Democráticas Sírias. Segundo ele, é realizado um ‘pente-fino’ na cidade para garantir que não existam células adormecidas dos extremistas e para retirar minas.  

O grupo de monitoramento Observatório Sírio pelos Direitos Humanos também afirmou que Raqqa foi retomada neste terça-feira. A cidade tornou-se um sinônimo do reinado de terror dos extremistas em seu autodeclarado califado, que chegou a ter o tamanho equivalente ao da Bélgica em 2014.  

A derrota ocorre três meses após a queda de Mossul, segunda maior cidade do Iraque e o maior centro urbano sob controle do Estado Islâmico.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.